O Brasil anunciou que vai fabricar uma vacina própria, a Butanvac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, contra a COVID-19, que aguarda autorização dos órgãos reguladores para começar imediatamente os testes em pessoas.
“É um anúncio histórico para o mundo. A vacina cem por cento nacional, com testes promissores e fruto do trabalho de uma instituição de 120 anos, que é a maior produtora de vacinas do hemisfério sul”, disse o governador de São Paulo, João Doria, citado pelo jn.pt.
A primeira vacina brasileira contra a COVID-19 será integralmente desenvolvida pelo Instituto Butantan e usará a mesma tecnologia aplicada na vacina contra a Gripe.
O Governo “paulista” indicou que espera terminar a investigação com voluntários, até Julho, o que, em tese, permitiria a aplicação da vacina, caso a eficácia seja comprovada, no segundo semestre deste ano.
O Butantan informou que pretende iniciar a produção deste imunizante em Maio.
Segundo o governador “paulista”, a previsão é que 40 milhões de doses da Butanvac estejam disponíveis naquele País Lusófono da América Latina, ainda este ano.