O Presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Miguel Monteiro, diz que, em breve, o país vai ter a primeira plataforma, a nível mundial, para o financiamento da economia azul sustentável.
Segundo Miguel Monteiro, a plataforma de financiamento da economia azul sustentável, para além de Cabo Verde, vai também servir outros pequenos estados insulares em desenvolvimento.
“Esta nova plataforma estará sediada na Bolsa de Valores de Cabo Verde e será denominada “Blue X”, que será a primeira plataforma a nível mundial exclusivamente dedicada a instrumentos financeiros para uma economia azul sustentável”, explica Monteiro que ainda considera o projecto vai ter um grande impacto no país e na sub-região.
Estas declarações foram feitas aquando da abertura da formação sobre “Finanças Sustentáveis”, promovida por essa Bolsa em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Luxembourg Green Exchange (LGX), que acontece hoje e amanhã na Cidade da Praia.
Formação esta que Monteiro diz ser “ início de um processo que irá conduzir a novos instrumentos de financiamento, novos mercados, diversificação da economia, maior dinâmica, ou seja, maior bem-estar da população cabo-verdiana, com a redução da pobreza, maior inclusão social das mulheres, mas também melhor desempenho das micro e pequenas empresas no acesso ao investimento sustentável”.
Miguel Monteiro disse ainda que a implementação desta plataforma está inserida na ambição 2020/30 e no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS), que vai contar com o apoio e suporte do Governo de Cabo Verde, do PNUD e outros parceiros do sistema das Nações Unidas.
C/Inforpress