PUB

Economia

Adilson Tavares, um empreendedor que persistiu e conseguiu singrar

Natural da freguesia de Nossa Senhora da Graça, Praia, e residente em Lém-Cachorro, Adilson de Jesus Garcia Tavares é um canalizador de 35 anos que sempre carregou consigo um compromisso de dar o melhor de si em tudo o que faz, e esse é o seu segredo ao sucesso que tem hoje. Sozinho mobiliza um negócio promissor, mas o seu sonho é conseguir empregar mais jovens.

Além de ativo e trabalhador, Adilson se define como uma pessoa simples e humilde e alguém que está sempre disposto a ajudar quem realmente precisa através do seu trabalho, dando o melhor de si para assim fazer o melhor possível. Isso, diz, exige respeito pelo seu “suor derramado”.

Tudo começou aos 20 anos, quando fez um curso de formação no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), na área de construção civil. Mas, hoje define-se como um “faz-tudo”., porém, a sua especialidade é a canalização.

“Com 22 anos comecei a trabalhar com um canalizador mais experiente, o Manuel Teixeira, foi com ele que aprendi tudo que eu sei hoje. Comecei como ajudante e fui aprendendo. E, em menos de 1 ano, eu já fazia trabalho de canalizador”, conta.

O trabalho com o “Teixeira” era informal ”não era fixo e nem tinha contrato assinado“ como relata Adilson. “Às vezes eu ficava semanas sem trabalhar, mas a única responsabilidade que eu tinha era comigo mesmo”, sublinha.

Mudança

Com 29 anos tudo mudou, nasceu a sua primeira, e única filha, e as dificuldades começaram a aparecer, melhor dizendo a aumentar. Para contorná-las, Adilson confessa ter deixado a área de canalização e começado a procurar trabalho fixo.

“Fui trabalhar com a minha irmã na loja de venda de produtos informáticos, porém comecei a receber chamadas de clientes que precisavam de um canalizador e, graças à compreensão da minha irmã, ia fazer o trabalho e voltava para a loja. Com o aumento de clientes tive de largar a loja”.

Entrou 2020 e Adilson criou a sua própria empresa de canalização denominada “Canalização Segura” fruto dos anos de experiência como canalizador. As redes sociais se tornaram em aliadas para divulgar o seu trabalho, juntamente com o feedback positivo dos serviços feitos, o permitiu ganhar clientes, que foram cruciais na história deste empreendedor.

Pedras no caminho…

Para Adilson as dificuldades não foram um problema, mas sim um incentivo para continuar a lutar.

“No início não foi fácil, como todo o negócio, tive que correr atrás, fazer o melhor possível para conseguir a confiança dos clientes, porque são eles que te arranjam novos clientes e o nome vai-se espalhando e vais ser cada vez mais conhecido, e é isso que está a acontecer comigo”, alega Adilson.

Por outro lado, lidar com os clientes também e um desafio diário, aponta este empreendedor.

“Querem um bom trabalho com uma mão de obra barata, há pessoas que tentam te explorar sem respeitar o teu trabalho e nem dão valor ao teu suor”.

Perante as dificuldades, este jovem empreendedor aconselha os mais jovens a persistirem e trabalharem de forma séria.

O futuro

 Como todo o empreendedor, Adilson é muito ambicioso. Sonha ganhar grandes obras, e grande número de clientes, para poder empregar mais pessoas, mais jovens.

“Como sabemos, em Cabo Verde, temos grandes problemas com o desemprego, nessa área creio que posso ajudar muitas pessoas, mas neste momento não tenho condições para empregar mais gente.”

Apesar de se sentir confortável em trabalhar sozinho, e de ter uma certa estabilidade financeira, Adilson ambiciona construir parcerias com colegas da área de construção civil para projetos futuros.

Compromisso, responsabilidade, seriedade e força de vontade foram e são as carateristicas que ainda guiam Adilson Tavares, este empreendedor, pai e canalizador.

PUB

PUB

PUB

To Top