A emissão gratuita do Cartão Nacional de Identificação (CNI) está fora dos planos dos Registros Notariados e Identificação, ao contrário da nota que circula nas redes sociais que dá conta da gratuidade do serviço.
Anilda Veiga, diretora geral dos Registos Notariado e Identificação, garante que não se está a emitir CNI grátis, já que o documento não é emitido em Cabo Verde.
“Isso não corresponde à verdade. Como é do conhecimento de todos, o CNI não é emitido em Cabo Verde. Nós temos um contrato com a Imprensa Nacional da Casa da Moeda, em Portugal, e nós pagamos por cada cartão emitido.
Os casos de isenção de custos de CNI estão previstos na lei”, informa Anilda Veiga.O registo notariado na Praia tem notado uma grande afluência nos últimos dias, pelo que a diretora diz tratarem-se de pessoas de outros concelhos que recorrem aos serviços da Praia “sem necessidade”.
“Há pessoas que vêm de outros concelhos para emitirem o CNI na Praia, quando que não é necessário. No interior de Santiago penso que as coisas funcionam melhor. Há menos afluência de pessoas , os documentos são validados mais rápido e, em menos de uma semana, podem ter a documentação”, realça. Ricénio Lima
C/RCV