PUB

Política

Cabo Verde e EUA preparam diálogo bilateral para analisar cooperação em Março

Cabo Verde e Estados Unidos da América estão a preparar um diálogo bilateral, virtual, para o mês de Março, em que vão discutir, especificamente, como implementar muitos dos objectivos em comum e novas áreas de cooperação.

A informação foi avançada, esta quarta-feira (24) à Inforpress pelo porta-voz da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA), na Cidade da Praia, LaSean Knox-Brown, na sequência de um encontro, via telefone, entre o secretário de Estado dos EUA, Antony J. Blinken, com o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, Rui Figueiredo Soares.

“O secretário Blinken e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Figueiredo, analisaram o diálogo bilateral visando a promoção das áreas prioritárias compartilhadas, com vista a expandir as relações comerciais e fortalecer a parceria na área de segurança”, informou.

Após este primeiro telefonema, LaSean Knox-Brown informou que a Embaixada dos EUA irá se preparar para este diálogo bilateral, previsto para Março, em que os dois países vão discutir, especificamente como implementar muitos dos objectivos comuns e analisar novas áreas de cooperação.

 “Os principais objectivos da Embaixada dos EUA na Praia é ajudar a aumentar o crescimento económico e a propriedade em Cabo Verde e apoiar no crescimento das relações militares bilaterais”, sublinhou.

Sobre a expansão das relações económicas, informou que a embaixada está a trabalhar em vários projectos, incluindo o “aumento exponencial” do ensino da língua inglesa, pois, a seu ver, o aprendizado da língua inglesa “é fundamental” para participar do mercado global.

Neste sentido, avançou que a embaixada pretende criar o primeiro Programa de Micro Cursos de Acesso ao Inglês em Cabo Verde, no Instituto de Língua Inglesa do Sal, sob a direcção de Salazar Amaru.

Este programa, explicou, irá inicialmente ensinar 40 alunos por ano, mas a ideia é alargá-lo até 150 alunos/ano.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top