“Casa dos Sonhos” é um projecto que está a ser desenvolvido pela ex-modelo e empresária Mónica Sofia Duarte, natural de Santa Cruz, residente na República Checa, através da Fundação Nadeje Cabo Verde. O plano é reabilitar 100 moradias de famílias vulneráveis em vários concelhos do país, além da construção de uma Maternidade e Pediatria, em Pedra Badejo.
Mónica Sofia Duarte explica, ao A NAÇÃO, que a ideia de Casa dos Sonhos nasceu no verão passado depois de ter assistido o sofrimento de famílias desfavorecidas que perderam o seu lar com as fortes chuvas que se fizeram sentir.
“As famílias mais vulneráveis também merecem ter acesso a uma habitação condiga. Elas também contribuem para o desenvolvimento e crescimento do país”, afirma.
A ideia é, até final deste ano, reconstruir casas de 100 famílias desfavorecidas em vários concelhos e ilhas do país, à excepção da Praia, Mindelo e Sal, onde o tipo de actuação da fundação que dirige é outro.
A nossa entrevistada avança que, ao todo, são precisos cerca de 500 mil euros para o sucesso do projecto e que neste momento já mobilizou cerca de 100 mil.
“Até agora os principais financiadores têm sido as minhas empresas e a Câmara de Comércio Checa/Cabo-verdiana, pessoas e instituições checas amigas da fundação que acreditam no projecto”.
Maternidade e pediatria Nadeje
Mónica Sofia revela que está a trabalhar para implementar o seu projecto de sonho em Cabo Verde particularmente no concelho de Santa Cruz, sua terra natal.
“Neste momento, juntamente com o meu amigo arquiteto Marco Maio, um dos melhores arquitectos do mundo, vencedor de vários prémios, estou a preparar o meu projecto de sonho para Cabo Verde, a Maternidade Nadeje, que, se Deus quiser, será implementado, no início do ano 2022, em Pedra Badejo, altura em que teremos a primeira maternidade e pediatria da fundação Nadeje Cabo Verde”, planeia.
(Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 701, de 04 de Fevereiro de 2021)