O dia nacional dos pescadores, que é comemorado a 5 de fevereiro, decorre, este ano, em todas as comunidades piscatórias do país , durante todo o mês de Fevereiro, com várias actividades alusivas ao dia.
Sob o lema “Celebrar o Mar, Valorizar o Pescador” estas comemorações focam na valorização do pescador e do sector das pescas, no contexto da pandemia.
De acordo com nota enviada ao A Nação, “é preciso valorizar o papel do pescador e perceber o quão importante é o sector das pescas para o desenvolvimento do país, principalmente no contexto desta pandemia que pôs em causa a segurança alimentar de muitas famílias”, daí a importância dessa profissão, diz o Governo.
As comemorações compreendem várias ações, entre elas, homenagens a pescadores, encontros e palestras, atividades náuticas, corrida de botes, natação, entrega de embarcações, máquinas de gelo e materiais de pesca, um pouco por todo o país.
O Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, e o Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, estarão no dia 5 de fevereiro em Tarrafal de São Nicolau para o lançamento da primeira pedra para construção do Cais de Pesca daquela localidade.