O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, inaugura, esta segunda-feira (1), os sistemas de aproveitamento hidroagrícola das barragens de Faveta e Figueira Gorda.
Na barragem de Faveta, o equipamento irá permitir a instalação de um sistema de rega para as zonas de influência das barragens, modernização e aumento da produção agrícola e sobretudo uma melhor gestão de água para rega. Segundo uma nota do governo, esta rede de distribuição de água vai beneficiar tanto a ribeira de Faveta como Cacheu.
Ainda durante esta manhã, o primeiro-ministro inaugura o sistema de aproveitamento hidroagrícola da barragem de Figueira Gorda, no Concelho de Santa Cruz. Seguem-se as inaugurações dos sistemas hidroagrícolas de Achada Baleia e da Barragem principal, em Santa Cruz, na terça-feira.
Esta aposta do governo no desenvolvimento de uma “agricultura inteligente”, com introdução e inovações para a modernização do sector, visa tornar o sector cada vez mais rentável e mais atrativa para investimentos privados.
“A intenção é fazer com que a agricultura seja vista como motor de desenvolvimento e de competitividade nas zonas rurais, devendo ser promovida de forma sustentável, com o desenvolvimento de políticas públicas e privadas assertivas e o espírito empreendedor dos agricultores”, lê-se numa nota de imprensa enviada a esta redação.
A par desta agenda para o sector agrícola, o chefe do governo reúne-se, ainda hoje, no salão de Banquetes do Palácio do governo, com as comerciantes do Mercado do Sucupira. Na terça-feira, 2, também às 18H00, inaugura a eletrificação da localidade de Poilão, na Ribeira de Engenhos.
A eletrificação da Ribeira de Engenhos, município de Santa Catarina, é um projeto lançado e financiado pelo governo e está enquadrado nos projetos de eletrificação rural, que vai ao encontro das metas estipuladas pelo Governo de aumentar o acesso à energia eléctrica e de alcançar em 2021 os 100% de eletrificação.