PUB

Covid-19

Covid-19: União Europeia dá mostras de força e solidariedade

AstraZeneca aumenta fornecimento de vacinas aos 27 da União Europeia (UE), mas longe de cumprir o contrato. Alemanha e Áustria vão ajudar Portugal, o país mais afetado pela pandemia.

AstraZeneca – segundo  o portal pt.euronews.com – promete fornecimento de 40 milhões de vacinas até Março.

São mais nove milhões do que foi anunciado na passada semana, mas, mesmo assim, metade do que tinha sido contratualizado entre Bruxelas e a Farmacêutica sueco-britânica.

A presidente da Comissão Europeia anunciou a decisão, através das redes sociais, dizendo, ainda, que a Empresa vai aumentar a capacidade produtiva na Europa.

Nem uma palavra sobre a contenda que estalou na semana passada, quando a AstraZeneca anunciou que iria baixar o fornecimento, devido a problemas de produção.

O bloco europeu deu nos últimos dias provas de vigor em termos de solidariedade interna. Alemanha e Áustria vão apoiar Portugal, o país mais afetado pela pandemia neste momento.

Enquanto isso, a Alemanha anuncia que a Equipa de Emergência Militar, composta por  27 profissionais de Saúde “ficará em Portugal durante três semanas”. I~

Entretanto, estas informações ainda não foram confirmadas, oficialmente, por Portugal.

Por outro lado, a Áustria anunciou que os hospitais do País vão receber doentes portugueses infectados com  COVID-19. O chanceler Sebastian Kurz sublinha que “a Pandemia representa enormes desafios para todos os países europeus”.

Aliás, a Áustria já recebe pacientes de França, Itália e Montenegro, e vai, agora, receber vítimas de COVID-19, idas de Portugal.

Perante um número crescente de mortes ligadas à COVID-19, em Portugal, os desafios não são apenas médicos e económicos. O País voltou a atingir máximos, este fim de semana, em termos de internamentos e mortos. As empresas funerárias estão à beira do colapso.

Portugal está, praticamente, isolado nesta altura. Só é possível entrar ou sair daquele País europeu,  por razões de força-maior.

PUB

PUB

PUB

To Top