O ministro da Defesa, Rui Figueiredo Soares, e o diretor Nacional da Defesa, Coronel Armindo Sá Nogueira Miranda participam ao longo desta terça-feira, 19, da 45ª sessão ordinária do Comité Ministerial do Conselho de Mediação e Segurança da CEDEAO. A implementação efetiva do Centro Multinacional de Coordenação Marítima é um dos assuntos abordados por Cabo Verde.
A 45ª sessão ordinária, que acontece em modo virtual, visa essencialmente analisar o relatório produzido pelo Comité de Embaixadores do Conselho de Mediação e Segurança. Debate-se também a situação política e da segurança na região oeste africana.
Segundo a RCV, o Sistema de Alerta Precoce deve ser abordado pelos ministros, sendo que, por decisão da CEDEAO, Cabo Verde tem a sede do Centro Multinacional de Coordenação da zona G, que engloba Senegal, Mali, Gâmbia e Guiné-Bissau.
A mesma fonte avança que Cabo Verde poderá colocar sobre a mesa a necessidade de uma implementação efetiva do Centro Multinacional de Coordenação Marítima, tanto que, segundo a RCV, os equipamentos já se encontram no país.
C/RCV