PUB

Cultura

“Amorna Morna” abre 2021 no Centro Cultural do Mindelo com Bau e Bertânia

O espectáculo “Amorna MORNA” abre a programação de 2021 no Centro Cultural do Mindelo e enquadra-se na programação deste espaço, centrada na morna e na sua telúrica. Este dueto de voz e violão, entre Bau e Bertânia Almeida tem data marcada para o dia 23 de Janeiro.

“Um dos principais nomes e referência da música cabo-verdiana, que, ao longo dos anos tem-nos proporcionado diversos discos a solo requintados”, Bau Almeida é considerado um músico autodidata.

Nascido em São Vicente, Bau aprendeu a tocar cavaquinho aos sete anos e, mais tarde, ao lado do pai, começou a construir os próprios instrumentos: cavaquinho, violino e a guitarra de dez cordas.

“Foi a partir destes instrumentos que construiu o seu universo musical, primeiro ligado às raízes de Cabo Verde e depois ultrapassando as fronteiras do seu país”, sublinha o CCM, em nota enviada à imprensa.

Já Bertânia Almeida, natural de Tarrafal de São Nicolau, mudou-se para São Vicente aos três anos de idade e foi nesta ilha que deu os seus primeiros passos na música, através de concursos de pequenos cantores.

“Em 2002, foi para Portugal estudar arquitetura em Coimbra e participou em vários espetáculos por várias cidades com um grupo de estudantes cabo-verdianos, tendo vindo a promover a música cabo-verdiana, em especial Morna”, assinala-se.

De regresso a Cabo Verde em 2009, dedicou-se quase exclusivamente à sua área de formação. Porém, em 2019 reforçou a sua presença no ramo da música, através da participação em vários concertos no Mindelo.

No próximo sábado, estes dois artistas apresentam ao público mindelense um espetáculo de voz e violão dedicado à morna, que abre as portas do CCM ao público em 2021.

PUB

PUB

PUB

To Top