Mais de uma centena de agricultores em Porto Novo, Santo Antão, esperam para este ano obter posse dos terrenos públicos que cultivam, conforme promessa do Governo.
O Governo prevê, para ao longo deste ano, atribuir posse plena de parcelas a mais de 114 agricultores nos perímetros agrícolas em Ribeira dos Bodes, Ponte Sul, Chã de Mato, Casa de Meio e Morro de Cavalo.
Em 2018, 22 agricultores beneficiaram da iniciativa na localidade de Casa de Meio e outros 90, beneficiaram, em 2020, também no interior de Porto Novo, de parcelas de terrenos cultivados há alguns anos.
Os agricultores, citados pela Inforpress, dizem ter a garantia do Ministério da Agricultura e Ambiente, de que está em curso a preparação dos processos de regularização das parcelas e, consequentemente, da atribuição definitiva do título de propriedade dos terrenos.
Para já, o representante dos lavradores de Ribeira dos Bodes, Henrique da Luz, citado pela mesma fonte, confirma que está em andamento o processo de atribuição de parcelas aos 22 agricultores da localidade, que aguardam com expectativa a concretização da medida.
O delegado do MAA no Porto Novo, Joel Barros, confirmou que os novos lavradores vão receber, em 2021, a posse plena dos terrenos.
C/Inforpress