O vice-Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Mike Pence, irá estar presente na tomada de posse do Presidente eleito, Joe Biden, a 20 de Janeiro, ao contrário de Donald Trump, que não comparecerá ao evento.
As relações entre Donald Trump e o seu vice-Presidente deterioraram-se – sustenta jn.pt -, desde que, na passada quarta-feira, Mike Pence validou a vitória do Democrata Joe Biden, na Eleição Presidencial, no final de uma sessão das duas câmaras, que ficou marcada pela invasão de apoiantes de Trump e que semeou o caos no Capitólio, em Washington.
Citando altos funcionários do Governo, vários órgãos de comunicação noticiaram, sábado, que Mike Pence decidiu comparecer à tomada de posse de Joe Biden.
O Presidente eleito já tinha dito, na sexta-feira, que Mike Pence é “bem-vindo” à cerimónia, tendo, também, referido, ser “uma boa decisão” a de Donald Trump, em não marcar presença na tomada de posse.
Na sexta-feira, o Presidente-cessante dos EUA, Donald Trump, anunciou, através da sua conta pessoal na rede “Twitter”, que não comparecerá na posse de Joe Biden, quebrando uma tradição protocolar.
“Para todos aqueles que perguntaram, eu não irei à tomada de posse, em 20 de Janeiro”, escreveu Trump, no “Twitter”, sem dar nenhuma indicação de como passará as suas últimas horas no cargo.
Joe Biden tomará posse como 46.º Presidente dos EUA, depois de ter vencido as Eleições Presidenciais de 3 de Novembro, mas, só na semana passada, Trump assumiu a derrota e, na quinta-feira, prometeu, pela primeira vez, uma transição de poder pacífica.