PUB

Economia

Empoderamento económico das mulheres entre os projetos do ICIEG para 2021

O Instituto Cabo-Verdiano para a Igualdade e Equidade de Género, ICIEG, propõe para este ano um leque de atividades para estimular o empoderamento das mulheres. A promoção da autonomia e eliminação de desigualdades entre homens e mulheres também constitui prioridade.

O projeto de promoção do empoderamento económico gira em torno da conciliação da vida pessoal, profissional e laboral da mulher, promoção da autonomia e empoderamento das mulheres, sobretudo no meio rural, e ainda eliminação progressiva de desigualdades estruturais entre homens e mulheres em Cabo Verde.

Paulino do Canto, coordenador do projeto, em declaração à RCV, diz que a instituição pretende sensibilizar o Governo sobre a adesão em massa ao sistema de proteção dos trabalhadores, como as vendedeiras ambulantes afetadas pelos efeitos da Covid-19.

Para este ano, pretende-se também sensibilizar autoridades governamentais e a sociedade sobre  a importância de um acesso gratuito de meninas e mulheres a kits de pensos higiénicos, cientes de que há famílias em situação difícil. Pretende-se também conseguir um espaço e equipamento de produção de pensos higiênicos reutilizáveis.

Outro objetivo do ICIEG para 2021 é sensibilizar sobre a importância da licença de paternidade. “ Se queremos igualdade em relação às mulheres que têm dois meses de licença, temos de também pensar nos homens”, considera Paulino do Canto.

A concretização dos projetos em carteira, entretanto, segundo Paulino, vai depender da sensibilização dos parceiros e mobilização de recursos.

c/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top