Os projectos realizados em 2020, em Santo Antão, no âmbito do programa de promoção das actividades socio-económicas rurais (Poser), contribuíram para melhorar a vida das populações rurais.
A garantia é da unidade técnica que gere o Poser, que destaca “os diversos projectos lançados e implementados” em 2020, que abarcam sectores como a pecuária, conservação do solo e agricultura, além da facilidade no acesso a microcrédito por parte dos beneficiários para a instalação do sistema de micro irrigação.
Através do seu site, o Poser enaltece ainda a realização de feiras agro-alimentares e acções de formação em áreas como gestão de pequenos negócios, educação financeira, recolha e conservação de pastos e sementes e protecção vegetal.
“Todas estas intervenções têm como finalidade a melhoria das condições de vida da população do meio rural, principalmente os jovens em risco de vulnerabilidade e mulheres chefes-de-família”, refere ainda o Poser, que está a ser implementado desde 2014 em Santo Antão.
Nesta altura, um dos maiores investimentos em curso em Santo Antão no quadro do Poser, co-financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Fundo Espanhol e pelo Governo de Cabo Verde, tem a ver com o projecto de bombagem e adução de água potável no Planalto Norte, no Porto Novo.
Ainda neste concelho, além da instalação de sistema de rega gota-a-gota e equipamento de vários furos com painéis solares nos diferentes perímetros agrícolas, o Poser está a financiar outros projectos, designadamente o reforço do cultivo do inhame no Tarrafal de Monte Trigo, cujo início se prevê para este mês de Janeiro.