Relatório da Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (Aliança de Falantes de Português de Massachusetts, MAPS) revela que o confinamento, devido à pandemia em 2020, provocou o aumento da violência doméstica nas comunidades lusófonas em Massachusetts, nos Estados Unidos da América (EUA).
De acordo com o documento, a organização de serviços sociais apoiou 556 vítimas de violência doméstica ou abuso sexual, no ano fiscal de 2020. Número que revela um aumento em relação a 2019, em que 435 sobreviventes receberam auxílio.
Das mais de 500 pessoas que sofreram violência doméstica ou abuso sexual que foram encaminhadas para serviços sociais do MAPS, 90 são de nacionalidade cabo-verdiana, 360 de nacionalidade brasileira, 40 portuguesas e 66 pessoas de outras nacionalidades.
O diretor-executivo da organização de serviços sociais MAPS, Paulo Pinto, em entrevista à Lusa e citado pela Inforpress, explicou que apesar de a violência doméstica ter tido um aumento durante os vários meses de confinamento, e do desemprego e dificuldades financeiras durante a pandemia de Covid-19, a comunidade lusófona ultrapassou todas as expectativas em termos de solidariedade.
No ano fiscal de 2020, a ONG ajudou quase 18 mil pessoas, com serviços de apoio à imigração, obtenção de cidadania, informações, prevenção e testagem de doenças sexualmente transmissíveis, serviços seniores, entre outros.
A MAPS serve como um ponto de contacto entre as comunidades imigrantes de língua portuguesa nos EUA e as autoridades de saúde e centros de abrigo no estado de Massachusetts e localidades vizinhas, providencia aconselhamento na área social, saúde e educação e faz testagem para doenças sexualmente transmissíveis.
Além disso, durante os momentos mais difíceis, a organização esteve presente como uma rede de apoio e de ajuda a indivíduos, famílias, pequenas empresas, negócios locais ou restaurantes.
A MAPS faz a testagem para doenças sexualmente transmissíveis, como a sida, gonorreia, sífilis, e nos próximos meses pretende passar, igualmente, a fazer testes de despiste da Covid-19.
Em 2020, organização de serviços sociais completou 50 anos de existência e conta com o apoio do Departamento de Saúde Pública do Estado de Massachusetts e do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças.
C/Inforpress