Celebra-se, esta sexta-feira, 11, o primeiro aniversário da elevação da Morna à Categoria de Património Imaterial da Humanidade pela Unesco. O ministro da cultura congratula-se com os ganhos obtidos neste ano de proclamação.
Abraão Vicente realça a abertura da Casa Museu Eugénio Tavares, na ilha Brava, e a Casa da Morna na Praia Branca, em São Nicolau, perspectivando “continuar a somar ganhos”.
“É um ganho irrevogável, um ganho que irá permanecer na Cultura cabo-verdiana. Através da Bolsa de Acesso à Cultura, através dos nossos artistas espalhados pelo Mundo, a Morna vai continuar a ser o nosso grande legado. Hoje, celebramos Cabo Verde, celebramos artistas de Cabo Verde, celebramos a Cultura de Cabo Verde e, acima de tudo, conquistamos este ganho que é de todos nós. Estamos aqui, só e apenas, para lembrar aos cabo-verdianos que não há crises, não há pandemias que podem nos fazer perder. Estamos aqui juntos para celebrar o primeiro aniversário da Morna”, declara o ministro da Cultura e Indústrias Criativas, na sua página de “Facebook”.
Sob o lema: “Morna – Rainha do Arquipélago para o Mundo”, realizam-se algumas actividades, como forma de assinalar a data.
Abraão Vicente visita o Núcleo Museológico Cesária Évora, em São Vicente, acompanhado dos alunos da Escola da Ribeira Bote. Haverá, também, uma “performance” de artistas, intitulado: “Cantar Cesária Évora”, no mesmo local.
Estão programadas, ainda, uma visita do ministro à Exposição: “Mar na Inspiração da Morna”, no Museu do Mar, que também vai acolher a “performance”: “Pescador Trovador”, feita por pescadores.
Por sua vez, a Sociedade Cabo-Verdiana de Música (SCM), “em jeito de brinde e tributo à Morna e a Cabo Verde”, partilha na sua página do “Facebook”, “performances” dos seus membros-intérpretes, espalhados pelas ilhas de Cabo Verde.
A SCM promove, ainda, uma palestra, sob o tema: “Mornas Clássicas da Brava e de São Vicente”, proferida pelo Professor Henrique Oliveira (“Djick”), que será transmitida “Online”, às 17H00 desta sexta-feira, 11.