A XXV Reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou, quinta-feira, 10, o projeto de resolução sobre o acordo de mobilidade que visa facilitar a circulação de pessoas e bens entre os nove estados membros da CPLP.
Cabo Verde foi representado nessa reunião pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, enquanto presidente em exercício do Conselho de Ministros da CPLP.
Luís Filipe Tavares considera que a aprovação deste importante instrumento significa um passo na afirmação da cidadania CPLP e o consenso alcançado nessa reunião simboliza um “excelente” trabalho feito pela diplomacia cabo-verdiana.
“A elaboração deste documento não foi tarefa fácil porque tínhamos que escolher bem os interesses dos nove estados membros, o que foi conseguido. É um ganho importante para Cabo Verde e para a Comunidade, que irá facilitar a circulação de pessoas e bens no quadro dos nove estados membros da CPLP”, realçou.
O projeto final do acordo da mobilidade na CPLP terá que ser ainda adotado na Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo da comunidade, que, em princípio, realizar-se-á em Luanda, em julho de 2021.
A XXV Reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que foi realizada por videoconferência, decorreu sob o tema “Reafirmação da Cooperação na CPLP no contexto da pandemia da Covid-19”. Além de Cabo Verde, a CPLP integra os seguintes países: Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.