O director nacional da Saúde, Jorge Barreto, defendeu hoje a realização de testes rápidos de covi-19 a passageiros com destino a ilha de São Nicolau.
Esta é, aliás, uma reivindicação das autoridades sanitárias da ilha, que há algum tempo têm registado com preocupação a entrada livre de pessoas, provenientes de ilhas com número assinalável de infectados, como é o caso de São Vicente.
Jorge Barreto garantiu que uma proposta já foi feita, com base na análise epidemiológica mais recente. “Estamos a aguardar a decisão a nível dos ministros para a alteração da resolução que dá orientação sobre a realização de testes entre as ilhas”, precisou.
Entretanto, para o DNS, quem viaja para São Nicolau deve fazer teste, independentemente do ponto de origem.
Barreto assinala taxas acumuladas de incidência “muito elevadas” nas ilhas de São Vicente e Fogo, que constituem os focos de infecção que mais preocupam as autoridades sanitárias no momento.
Quanto ao concelho da Praia, que nos últimos dias tem registado pouco casos, o DNS reconhece uma tendência “estacionária”, salvaguardando se tratar ainda de uma análise provisória.
“Temos aqui sinais de possível estabilização e até mesmo melhoria, embora haja ainda algumas amostras pendentes”, sublinhou.
Este segunda-feira, Cabo Verde registou apenas 14 novos casos positivos e mais 100 pessoas foram consideradas recuperadas.
C/ Inforpress