A IGAE (Instituição Geral das Atividades Económicas) tem, desde ontem, um novo inspetor geral. Trata-se de Paulo Jorge Monteiro, que substitui assim Elisângelo Monteiro na liderança da instituição.
O novo inspetor geral promete estar atento às responsabilidades e missão da IGAE, que segundo diz, requer maior sintonia com as autoridades, quer sanitárias, quer de segurança pública e proteção civil.
Durante o seu manato, Paulo Jorge Monteiro quer reforçar a sintonia da IGAE com outras autoridade, sem pôr de lado o reforço da capacidade institucional, dos meios técnicos e recursos humanos.
“No momento de pandemia, urge reforçar a capacidade dos profissionais, aos meios técnicos, tecnológicos, com recursos humanos mais capacitados, assumindo papel de relevo, cumprindo com a eficácia, eficiência e efetividade”, avança Paulo Monteiro.
Monteiro pretende ainda estabelecer parcerias internacionais, principalmente com os países da CPLP, assim como a capacitação técnica dos inspetores da IGAE, através de ações concretas de formações.
O primeiro ministro, que presidiu a cerimónia, destaca o papel da IGAE no cumprimento de leis e normas e na fiscalização das atividades económicas, nomeadamente naquilo que diz ser um “papel importante da IGAE” na fiscalização do cumprimento da lei do álcool e de manter a saúde pública.
C/RCV