Os antigos primeiros ministros José Maria Neves e Carlos Veiga poderão candidatar-se às presidenciais de 2021. A candidatura de Neves é tida como certa, já Veiga prefere alguma especulação e suspense.
José Maria Neves deverá comunicar ao país, em dezembro, a possibilidade de se candidatar às presidenciais de 2021. Pelo seu discurso, a candidatura é tida como certa.
“É muito provável que ainda esse ano faça uma declaração sobre uma eventual candidatura. Neste momento, como tenho dito, é mais sim essa possibilidade de me candidatar a Presidente da República. De todo modo, ainda temos eleições legislativas, vai haver muita turbulência. É preciso dar sossego aos partidos para prepararem as eleições”, admite Neves.
O antigo primeiro ministro realça que se decidir pela candidatura, fará um “mero” anúncio, deixando a apresentação das linhas gerais para depois das legislativas, para que se evite “contágio” e “ sobreposição”.
Já Carlos Veiga nem confirmou, nem negou, a hipótese de se candidatar, admitindo que as coisas estão a andar.
“Não sei dizer. As coisas estão a andar. É uma pergunta que não quero responder ainda”, responde em gargalhadas Carlos Veigas, aos jornalistas.
Veiga e Neves falavam à imprensa na cerimónia de comemoração dos 30 anos da Ajoc.
As eleições presidenciais deverão acontecer em setembro de 2021.