Discursos na véspera do Dia de Acção de Graças – que se celebra esta quinta-feira, 26 -, revelam diferenças políticas dos rivais Trump e Biden.
Na véspera do dia de Acção de Graças, Joe Biden sublinha – segundo o portal pt.euronews.com -, a devastação causada pela Pandemia do novo Coronavírus, num discurso à Nação.
O Presidente eleito fez um apelo à unidade dos americanos no desafio comum contra a Pandemia de COVID-19. Biden afirmou ter havido quase “um ano de batalha frente a um vírus que devastou, trouxe dor, perda e frustração e custou inúmeras vidas…. 260 mil americanos e continua somar”.
Biden insistiu, também, na ideia de quem apesar de se saber isso, “é preciso recordar que estão em guerra com o vírus e não uns contra os outros”.
Por sua vez, o Presidente-cessante, Donald Trump, pouco mencionou o vírus, mas insistiu na mensagem das últimas semanas.
As Eleições foram falsas, ganhou com uma grande margem. Num evento na Pensilvânia, organizado por Republicanos e a falar a partir da Casa Branca, Trump voltou a falar em fraude e apelou aos seguidores para que “não deixem acontecer no País deles e que o resultado tem que ser mudado, porque venceram na Pensilvânia, com uma grande vantagem e todos os chamados ‘swing states’“.
Com a Nação a celebrar o Dia de Acção de Graças esta quinta-feira, 26, há uma preocupação por parte das autoridades de Saúde, a de que as grandes reuniões familiares esperadas para o Feriado podem complicar ainda mais a situação.
O número de hospitalizações de COVID-19 atingiu já o recorde de 90 mil pessoas.
Um dos feriados mais importantes nos Estados Unidos da América – EUA -, é o Dia da Acção de Graças (“Thanksgiving Day”).
Sua origem data do Século XVII, mas só foi oficializado, nacionalmente, 200 anos depois, pelo Presidente Abraham Lincoln.
O Dia de Acção de Graças é sempre celebrado na última quinta-feira do mês de Novembro, e, em 2020, é nesta quinta-feira, 26.
Conforme os historiadores, o primeiro Dia de Acção de Graças nos EUA aconteceu em 1621. O evento ocorreu na cidade de Plymouth, durante uma Festa dos Peregrinos, que fundaram o local. A comemoração criada por eles surgiu como resultado da gratidão pelo fim do Inverno e uma boa colheita de milho, após a temporada rigorosa.
O Dia de Acção de Graças é tido como ocasião de celebração da paz, pois, os colonizadores dos Estados Unidos convidaram cerca de 90 indígenas para participar da primeira versão do evento. Especula-se que, durante o evento, os dois grupos dividiram pratos assados e cozidos à base do milho colhido.
O Dia de Acção de Graças também é considerado um Feriado Religioso, pois, o agradecimento dos peregrinos era voltado a Deus.
Perú é o animal-símbolo do Dia de Acção de Graças.