PUB

Sociedade

Dia internacional para a eliminação da violência contra mulheres e meninas celebrado com assinatura de vários protocolos

O dia internacional para a eliminação da violência contra mulheres e meninas é comemorado hoje  em Cabo Verde com a assinatura de vários protocolos entre a Associação Cabo- verdiana de Luta Contra Violência Baseada no Género e algumas clínicas, com foco no acompanhamento psicológico.  “Financiar, prevenir, proteger e coletar dados” é o lema escolhido esse ano pelas Nações Unidas para marcar este dia.

As clínicas “Equilíbrio e psicologia” e “Monticlinic” são os dois novos parceiros da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Violência Baseada no Género, para trabalharem juntas, naquilo que a presidente da referida associação, Vicenta Fernandes, considera ser de extrema relevância para as vítimas de VBG, ou seja, o atendimento psicológico.

Como explica Vicente, para atender uma vítima, como a Associação não tem condições, “tem de recorrer a algum voluntário que, muitas vezes, também tem o seu trabalho…”, mas já com o protocolo assinado “as clínicas participarão deste processo”, congratula-se Fernandes.

A presidente da associação mostra a sua satisfação perante a assinatura do protocolo e pretende levar também a iniciativa para as demais ilhas. “É um ganho muito significante para nós, infelizmente ainda é só na Cidade da Praia, mas o nosso objetivo é estender para as outras ilhas e concelhos”.

O dia internacional para a eliminação da violência contra mulheres e meninas foi instituído desde 1991 pelas Nações Unidas como forma de luta pelo fim da violência contra mulheres e meninas em todo o mundo.


C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top