A Associação Sindical dos Jornalista de Cabo Verde (AJOC) celebra esta terça-feira (24), o seu 30 aniversário. Para assinalar a data, promove, na quinta-feira, uma conferência intitulada “Uma vida a Cuidar da Liberdade de Imprensa”.
Foi no dia 24 de Novembro de 1990 que, após três dias de trabalhos, foi criada a Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), no Centro Social 1º de Maio. Na altura, o jornal “Voz di povo” escrevera na sua primeira página da edição nº 1022 que “as largas dezenas de participantes, em nome dos companheiros impossibilitados de estar presentes, deram mostras de grande contentamento por, finalmente, disporem também eles de um instrumento capaz de dialogar com os restantes parceiros sociais e de alargar os horizontes aos profissionais de informação”.
Durante estes 30 anos, o contributo da AJOC para a afirmação da liberdade de imprensa, da dignificação da profissão de jornalista e equiparado, e na defesa dos direitos e interesses socioprofissionais da classe, tem sido, a todos os títulos, inestimável.
“A história da construção da Democracia e do Estado de Direito em Cabo Verde não pode prescindir do contributo dos jornalistas e da Comunicação Social. A imprensa e os jornalistas sempre estiveram de mãos dadas com o país e com os cabo-verdianos nos bons e nos maus momentos.”, escreve a AJOC, numa nota endereçada a esta redação.
Assim, para traçar o filme da memória, a AJOC realiza esta quinta-feira, pelas 16 horas, na sua sede, no Platô, uma conferência intitulada: “Uma vida a Cuidar da Liberdade de Imprensa”.
O evento, que contará com os testemunhos dos antigos primeiros-ministros, Carlos Veiga e José Maria Neves, será aberto, oficialmente, pelo Chefe do Governo, Ulisses Correia e Silva.
Do programa da cerimónia comemorativa dos 30 anos da criação da AJOC fazem ainda parte uma conversa aberta com a participação dos docentes e investigadores na área da comunicação social/jornalismo, Silvino Évora (UniCV) e Daniel Santos (UniPiaget), e o acto de entrega dos prémios de Jornalismo nas categorias imprensa escrita e televisão.