John Kerry, Anthony Blinken e Janet Yellen são alguns dos rostos que serviram durante a Administração de Barack Obama, e que vão, agora, regressar sob a Presidência de Joe Biden.
Joe Biden – escreve o poortal pt.euronews.com – já escolheu a sua Equipa Governativa e o antigo secretário de Estado John Kerry foi nomeado Representante Especial para a Crise Climática, onde deverá ter um papel preponderante para o regresso dos Estados Unidos da América – EUA – ao Acordo Climático de Paris.
Mas Kerry não é o único rosto da Administração de Obama a regressar a cargos de topo, um sinal de que a Política de Donald Trump será revertida, incluindo na Arena Internacional.
Anthony Blinken, um diplomata de carreira foi nomeado secretário de Estado. É uma pessoa próxima de Biden há vários anos e foi o número dois do Departamento de Estado e vice-conselheiro Nacional de Obama.
Se, de facto, for confirmado pelo Senado, Alejandro Mayorkas será o primeiro Latino-Americano e Imigrante a ser secretário para a Segurança Nacional; Linda Thomas-Greenfield está indicada para o cargo de Embaixadora Norte-Americana nas Nações Unidas; enquanto Avril Haines será a directora dos Serviços de Informação Nacionais, a primeira mulher nesse cargo.
Janet Yellen foi a primeira mulher a presidir a Reserva Federal dos EUA e deverá tornar-se, novamente, a primeira dirigente do sexo feminino num cargo de topo. Está designada para liderar a Secretaria do Tesouro.
O Senado ainda tem uma palavra a dizer.
O “interessante” em todo este dossiê,e que cessante Presidente dos EUA, Donald Trump, já deu “luz verde” para a transição Presidencial.
Quase três semanas depois das Eleições, Trump levantou o bloqueio da transição para a Administração Eleita de Joe Biden, que vai ocupar a Casa Branca.
Sem reconhecer, abertamente, a vitória do rival Democrata e sempre a alegar, sem provas, uma fraude eleitoral, o gesto é a posição mais próxima que Trump teve de reconhecer a derrota, mas promete que, ainda, vai continuar a lutar até ao fim.
Também já com a Certificação do Resultado Eleitoral por parte da Administração de Serviços Gerais, Trump deu indicações para a sua Equipa cooperar com os sucessores.