Os judocas, Djamila Silva e Alexandre Silva, conquistaram a medalha de ouro no Opena de Dakar, realizado no sábado, 14, na capital do Senegal.
Os dois atletas tiveram adversários de peso a nível do continente africano, e conseguiram subir ao pódio elevando a bandeira de Cabo Verde ao mais alto nível.
Djamila Silva, bolseira da Solidariedade Olímpica para os Jogos de Tóquio2020, que luta na categoria -52kg, enfrentou as atletas de Moçambique e Costa do Marfim.
Por seu turno, Alexandre Silva, que compete nos -60kg, fez três combates, tendo pela frente três atletas do Senegal.
De recordar que Djamila Silva, em 2016, arrebatou prata no Campeonato Africano de Judo de júniors e em 2018 ficou com o bronze, no Open de Youndé, realizado nos Camarões.
Em 2019, Alexandre levou a medalha de prata no Open de Yaoundé, e bronze no Open de Dakar, decorrido no mesmo ano.
Ainda a competir neste Open esteve a atleta Carolina Francês, que ficou pelo 5º lugar perante fortes adversárias. A atleta em 2019 havia arrebatado a medalha de prata no Judo African Junior Cup, no escalão de Juniores, categoria de -63Kg.
A conquista destas duas medalhas mereceu uma congratulação da Federação Cabo-verdiana de Judo (FCJ), que ainda encorajou a atleta Carolina Francês a continuar a representar Cabo Verde com dignidade.