Polícia Nacional promove a partir desta segunda-feira,16, uma formação ‘online’ em Metodologia Básica de Investigação Criminal destinada aos agentes da Polícia Nacional, da Polícia Judiciária e aos Magistrados do Ministério Público
Na semana em que a Polícia Nacional (PN) completa 150 anos da sua criação, a instituição realiza, em parceria com o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC), uma formação ‘online’ em Metodologia Básica de Investigação Criminal.
A formação destina-se aos profissionais da PN, da Polícia Judiciária e Magistrados do Ministério Público das ilhas do Sal, da Boa Vista, de São Nicolau, São Vicente e Santo Antão e decorre a partir desta segunda-feira (16) até a próxima sexta-feira (20).
O objetivo da webinar é melhorar as capacidades técnicas e operacionais na investigação criminal e desenvolver as habilidades dos policiais para identificar, prevenir e combater o crime e a criminalidade nas suas áreas de intervenção, nas suas respectivas localidades.
A formação conta com especialistas de Cabo Verde e do Brasil que irão ministrar as técnicas básicas e ferramentas de investigação criminal bem como as técnicas de entrevistas e vigilâncias.
Além disso, serão abordadas técnicas pedagógicas para garantir que os profissionais que recebem a formação possam multiplicá-la em futuras formações nas suas ilhas de residência.
Esta atividade está inscrita no âmbito do Programa Mundial CRIMJUST do ONUDC, que visa reforçar a investigação criminal e a cooperação criminal ao longo da rota da cocaína na América Latina, Caraíbas e África Ocidental e conta com o financiamento do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.
A sessão de abertura tem lugar às 9 horas da manhã desta segunda-feira e será presidida pelo Diretor Nacional Adjunto da Polícia Nacional para a Área Administrativa, Eugénio Fernandes, e contará igualmente com a presença da representante do UNODC e da Embaixada dos Estados Unidos da América.