Este ano, o feriado de 1 de Novembro não conta com o tradicional Festival do Milho e Assados, na Barragem de Poilão, no Município de São Lourenço dos Órgãos – no interior de Santiago.
O evento que costuma registar a presença de milhares de pessoas – de todos os municípios de Santiago, sobretudo da Praia -, foi cancelado por causa da Pandemia de COVID-19.
A informação foi avançada pelo presidente-substituto Da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Moisés Vaz, Numa conversa com a Inforpress.
Desde 2009 que a Festa do Milho vinha sendo realizado na Barragem de Poilão – a primeira construída em Cabo Verde -, significando, para muitos, a abertura da degustação do milho, após meses de as-águas.
Nas edições de 2018 e 2019, a Câmara Municipal resolveu transferir o Festival para o Mercado Municipal de São Loureço dos Órgãos, em Pedra Amolar.
Após o “nascimento” da Festa do Milho virou tradição, num dia como hoje (1 de Novembro), as famílias, sobretudo as da Capital, dirigirem-se ao interior de Santiago, para degustarem os pratos feitos à base do milho e experimentar as espigas das últimas colheitas.