Distanciamento social, regras sanitárias, sem aglomerações, nem tempo de espera é o cenário descrito por alguns eleitores em São Vicente, pelo que dizem que o processo eleitoral está a decorrer bem até agora.
O A Nação visitou algumas assembleias de voto, na cidade do Mindelo e, até o início desta tarde, constatou pouca afluência de pessoas, o que ajuda no controle das aglomerações.
Os eleitores estão a exercer o direito de voto sem sobressaltos pelo que classificam de “tranquilo” o processo eleitoral.
“Não tive nenhum problema em votar, cheguei e votei logo. Pude ver que as regras estão a ser respeitadas, as pessoas estão distantes, disponibilizam álcool gel à entrada, e à saída, e todos estão de máscara, então penso que tudo está a correr bem”, conta a eleitora Cilene Mendes.
A cidadã Maria Martins parte da mesma premissa e diz que, fora alguma dificuldade em encontrar o seu local de voto, “o processo eleitoral está a caminhar muito bem”. A eleitora deixa um apelo a toda a sociedade civil para ir às urnas para que se cumpram as regras sanitárias impostas.
Na assembleia de voto SV-G, Bom Pastor, notou-se que não tem rampas de acesso, conforme a CNE havia dito que iriam disponibilizar, o que dificulta o acesso dos deficientes, especialmente motores, o pode gerar algum constrangimento.
Não obstante, esse cenário e algumas pessoas que tiveram um pouco de dificuldade em encontrar as suas mesas de voto, os eleitores entrevistados dão nota positiva ao processo eleitoral em São Vicente.