Apesar de dois alunos testarem positivo à covid-19 na Escola Secundária Jorge Barbosa, em São Vicente, a escola não fechou. As aulas estiveram apenas suspensas no período da manhã de quinta-feira (15), depois de no dia anterior a Delegacia de Saúde ter procedido à desinfecção do estabelecimento de ensino.
“Por causa do cheiro forte, e também a questão da limpeza e higienização, antes da entrada dos alunos, decidimos suspender as aulas no período da manhã apenas para a higienização e para terminar a desinfecção do espaço, por causa dos dois casos positivos de alunos da escola”, disse a delegada do Ministério de educação em São Vicente, Maria Helena Andrade, em declarações à televisão pública.
A mesma fonte informou ainda que não foi tomada a medida de encerramento da escola pelo facto dos alunos infectados pertencerem a turmas diferentes e classes diferentes. Os mesmos foram infectados nas respectivas comunidades. Neste sentido Maria Helena Andrade garante que estão a ser seguidas todas as recomendações do Ministério da Saúde em articulação directa com a Delegacia de Saúde.
“É feita a desinfecção da escola e também os quatro colegas desses alunos, de lado, frente e trás, estão em casa de quarentena a aguardar a realização do teste PCR. São esses os procedimentos, a escola tem o seu plano de contingência e nós estamos a fazer de tudo para que não aconteçam mais casos”.
Até então só foram confirmados casos positivos na Escola Jorge Barbosa. Alguns alunos de escolas básicas e secundárias estão a aguardar o resultado dos testes PCR, devido a contactos que tiveram com outras pessoas.