PUB

Política

Autárquicas/Praia: Partidos e grupos independentes aquecem máquinas de campanha

As candidaturas à Câmara Municipal da Praia destacaram aspectos relacionados com infra-estruturas desportivas, cultura, juventude, ambiente de negócios, inclusão social e empoderamento das mulheres, no terceiro dia de campanha com vista as eleições autárquicas do próximo dia 25.   

 

A candidatura do grupo independente Liderança União Trabalho e Amor (LUTA) à Câmara da Praia, nas eleições autárquicas do próximo dia 25, vai apostar na criação de bairros criativos “por forma a tentar colmatar o vandalismo, a insegurança, a perdição no mundo das drogas e do álcool por parte dos jovens”.

Mas, conforme o líder desse grupo, Carlos Lopes, mais conhecido por Romeu di Lurdes, será um combate com inteligência tendo em conta que “os jovens são capazes de brilhar e de trazer grandes mudanças”.

“Ou seja, vamos trazer espaços culturais, desde museus, casas de leitura visando contribuir para o hábito de leitura, anfiteatros, financiar projectos de jovens e com isto dar uma certa dinâmica aos bairros”, afiançou.

Francisco Carvalho, cabeça de lista do PAICV na corrida à Câmara da Praia nas eleições autárquicas do dia 25, resolver o problema da infra-estrtura desportiva que está a ser construída na Achada de Santo António junto de A Bolha.

No terceiro dia de campanha dedicado ao bairro da Achada de Santo António, o candidato do PAICV garantiu que nesse espaço será construído um pavilhão desportivo para receber todas as modalidades de salão.

“Vamos resolver o problema do “campo da Abolha” e devolver o espaço de acordo com aquilo que é a vontade da população. Em todas as nossas propostas vamos ter em conta sempre o diálogo e sempre em função da vontade da população porque a nossa gestão na câmara vai representar vontades e desejos da população, e não fazer coisas a partir do gabinete”, garantiu.

O campo do Sucupira, também na Achada de Santo António, merecerá, igualmente, uma atenção especial do PAICV, caso vença as eleições autárquicas no município da Praia.

“Aqui na Praia os jogos ficam concentrados todos no Estádio da Várzea, a nossa ideia é entregar os campos à gestão desses clubes, fazer com que os mesmos se empoderem e, deste modo, possamos ter outra vez nos subúrbios a imagem que no passado caracterizou bem a Cidade da Praia, em que muitas pessoas, jovens, população, presenciavam os momentos grandiosos à volta dos campos”, realçou.

A candidatura do Partido Popular (PP) dedicou o terceiro dia de campanha ao bairro de Ponta d’Água, pedindo um voto de confiança nas eleições autárquicas do próximo dia 25.

Amândio Vicente candidato do PP ao cargo de presidente da Câmara Municipal da Praia acusa o edil Óscar Santos de utilizar recursos públicos em seu benefício e da sua equipa, “como por exemplo a questão da venda dos terrenos. Sabemos o que está a acontecer na Cidade da Praia dentro da Câmara Municipal, o Óscar Santos é do grupo que dentro da câmara substituiu livros, folhas de livro de matriz para a venda de terrenos e enriquecerem”.

O líder do PP disse ainda que tem uma proposta valiosa para a cidade da Praia, que consiste em dar um tratamento igualitário a todos os munícipes. “Para isso, basta os cidadãos confiarem o seu voto. Portanto, tratamento igualitário significa acabar com a situação de dualidade de critérios que existem dentro da Câmara Municipal da Praia”.

A candidatura da UCID à Câmara Municipal da Praia, nas eleições autárquicas do próximo dia 25, vai dedicar este domingo, quarto dia de campanha, aos bairros de Vila Nova, Pensamento e Safende.

Francisco Silva, candidato dos democratas-cristão ao cargo de presidente da Câmara da Praia, vem prometendo mais emprego e maior inclusão social aos jovens dos bairros por onde tem passado.

“Por isso é que o nosso trabalho passa também por promover o desporto e a cultura, para que os jovens se sintam enquadrados na sua comunidade. Mas antes disso, teremos de reestruturar os recintos desportivos e criar bolsas de mérito para juventude desportiva e cultural”, afiançou.

A UCID pretende, igualmente, implementar políticas para a infância e a adolescência articulando sectores como saúde, desenvolvimento social, erradicação do trabalho infantil, nutrição, educação, desporto e cultura.

A candidatura do MpD, liderada por Óscar Santos, à Câmara da Praia, vai continuar a priorizar neste domingo, quarto dia de campanha para as eleições autárquicas, à zona norte do Concelho, com a mensagem “Juntos para fazer ainda mais pela Praia”.

No sábado, em Ponta d’Água, Óscar Santos pediu um voto de confiança para poder dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento do sector económico de forma a gerar maiores oportunidades de negócios.

“A dinâmica que queremos para a cidade no novo mandato vai gerar empregos e oportunidades para abertura de negócios”, afirmou.

O candidato do MpD prometeu ainda, no mandato 2020/2024, trabalhar com foco nas pessoas onde a prioridade será os filhos das vendedeiras ambulantes e mães que trabalham na rua para o sustento da família.

Para combater a criminalidade, Óscar Santos quer apostar na abertura de um centro de emergência social, cujo objectivo será auscultar a juventude, sobretudo, os que usam e abusam de droga e álcool.

A candidatura do grupo “Dja Sta Bom – Praia”, que continua sua campanha em modo virtual por meio de textos, áudios e vídeos, indicou como aposta na juventude a disponibilização de terrenos para agricultura e criação de gados.

Em declarações à Inforpress, o mandatário, Eduardo Silva, afirmou que no município da Praia os projectos existentes para jovens não abrangem a todos, existindo até escolhas nos apoios, acabando os filhos das pessoas mais desprovidas a serem mais penalizados, mesmo quando têm melhores notas e condições de avançar na vida.

Nesta área, além de promover formação, o grupo “Dja Sta Bom- Praia”, que tem Denise Tavares como candidata a presidente da câmara, promete maior incentivo a jovens através de créditos acessíveis, mas com acompanhamento de pessoas adequadas para melhor canalização do empréstimo.

“Essa ideia surge porque os jovens vão a vários sítios com os seus projectos à procura de financiamento, mas são barrados, pois logo a primeira é-lhes solicitado dois fiadores, o que dificulta o avanço do projecto”, explicou.

A candidatura da “Sociedade Civil” liderada por Any Reis continua, este domingo, com ações de campanha na zona norte do município da Praia.

No sábado, no mercado do Platô, a líder desta candidatura independente prometeu “um olhar especial” às mulheres, onde impera respeito e dignidade, assim como a criação de uma rede de serviços voltados para esta camada populacional.

“Sou candidata para defender o espaço das mulheres na política e a necessidade de sermos protagonistas da construção do nosso município e país. Quero mostrar que as mulheres podem e devem ter lugar de destaque na política e em todos os ambientes de poder. Por isso, a minha campanha tem um olhar especial para as mulheres, sobretudo, para a relação das mulheres com o mercado de trabalho”, afiançou.

Jeremias do MJT continua com o “black-out” em relação à imprensa.

PUB

PUB

PUB

To Top