PUB

Política

São Vicente: UCID desafia MpD e Ministério das Finanças a se pronunciarem sobre irregularidades na Câmara

A UCID desafiou o MpD e o Ministério das Finanças a se pronunciarem de forma clara e isenta sobre irregularidades na gestão da Câmara.

Essa força política desafia-os a serem coerentes no que toca à boa governança da coisa pública.

Este desafio foi lançado pelo vice-presidente da UCID, João Luís, durante uma conferência de imprensa, realizada no Mindelo, esta quarta-feira (30).

Para este responsável, o MPD e o Ministério das Finanças continuam “surdos e calados em relação as várias irregularidades graves na gestão da CMSV”.

Justificando a sua afirmação, João Luis, aponta , entre outras coisas, a não entrega das contas de 2016 e 2017, devolução das contas de 2018 e entrega fora do prazo das contas de 2019.

“As contas aprovadas na CM e AM são diferentes das que são enviadas ao TC. Várias contratações sem o devido respeito pelo código de contracção pública. Entrada de pessoas na CM sem um processo de relação e recrutamento como manda a lei. Pagamentos na tesouraria com dinheiro vivo, de forma duvidosa”, começa por dizer o vice-presidente da UCID.

João Luis fala ainda da inexistência de documentos justificativos para certas despesas e contratações, celebração de contratos com fornecedores muitos meses ou anos depois de se ter adquirido algum bem ou executado alguma obra.

Diante desta exposição de factos que, alegadamente ocorrem dentro de CMSV, a UCID acusa o Ministério das Finanças de ocultar de forma sistemática o relatório da inspecção, com o intuito de proteger Augusto Neves.

PUB

PUB

PUB

To Top