PUB

Cultura

Música: SCM celebra oito anos com “obrigado” à classe, parceiros e associados

A Sociedade Cabo-Verdiana de Música (SCM) celebra, este sábado,  19, os seus oito anos de vida. A Entidade aproveita a data para endereçar os seus agradecimentos à classe musical e a todos os parceiros, que têm contribuído para a consolidação da missão da defesa dos Direitos Autorais e Conexos em Cabo Verde.

“A Sociedade Cabo-Verdiana de Música aproveita esta data muito especial, para parabenizar a Família Musical e criativa Cabo-Verdiana e felicitar toda a classe autoral e artística cabo-verdiana e o País pelos significativos avanços na consolidação do Sector, na defesa dos direitos autorais e conexos em Cabo Verde”, escreve a presidente da SCM, Solange Cesarovna, numa Nota enviada à nossa Redacção.

A SCM prossegue que, “num dia especial” como este, “gostaria de comemorar esta data tão especial, com um grande Concerto Musical e forte participação dos seus membros músicos, autores e artistas, ao vivo, num Palco montado, especialmente, para agradecer a todos os que integram a Classe Musical e Criativa Cabo-Verdiana” e a todos os que lhes apoiaram e continuam a apoiar-lhe,  em todos os sentidos.

No entanto, reporta que, devido à Pandemia de COVID-19, não será possível, pelo que terão de aguardar, esta “comemoração de agradecimento”, para uma próxima oportunidade, sendo, agora, possível, apenas agradecer a todos os seus parceiros  e  utilizadores de Música “Copyright Friendly”, pelo contributo, no quadro da consolidação da sua missão, que é: a Defesa dos Direitos de Autor e Conexos em Cabo Verde.

História da SCM

A SCM foi constituída, oficialmente, a 8 de Junho de 2013. A sua primeira Assembleia-Geral Constitutiva teve lugar na Casa da Música, na Cidade da Praia, com a participação de músicos, actores, artistas, compositores, executantes, editores, produtores fonográficos e musicólogos, provenientes de quase todas as Ilhas e da Diáspora.

Os seus Órgãos Sociais contam com o músico Homero Fonseca, na Presidência da Assembleia-Geral; a cantora Solange Cesarovna, como Presidente do Conselho de Direcção; e o autor/compositor Joaquim Andrade, como vice-Presidente do Conselho de Direcção.

Missão

A SCM promove a protecção do direito de autor e direitos conexos, em representação dos respectivos sócios e titulares de direitos, concedendo autorizações para a utilização e exploração das suas obras.

Ela é membro da Confederação de Sociedades de Autores e Compositores  (CISAC), desde 2017, o que lhes permite actuar numa Escala Global.

Ainda no âmbito da sua missão, a SCM age no exercício e na defesa dos direitos autorais dos seus membros titulares, tanto de carácter patrimonial como moral, nos casos de usurpação, contra-facção ou todos aqueles em que esses direitos hajam sido violados ou se mostrarem ameaçados, requerendo a adopção de medidas necessárias à sua eficiente protecção e ao seu integral respeito.

PUB

PUB

PUB

To Top