PUB

Mundo

Rússia: Opositor Alexei Navalny pode estar à beira da morte

Um dos médicos de Alexei Navalny, que está na terceira semana de greve de fome, diz que a sua saúde está a deteriorar-se, rapidamente, e que o líder da Oposição russa pode estar à beira da morte.

Yaroslav Ashikhmin afirmou, no sábado, 17 – citado pelo sítio jn.pt -, que os resultados dos testes clínicos que lhe foram entregues pela família do crítico do Kremlin – a Sede do Governo do Presidente Vladimir Putin -, mostram níveis extremamente elevados de potássio, o que pode provocar uma paragem cardíaca e de creatinina que indicam insuficiência renal.

“O nosso paciente pode morrer a qualquer momento”, afirmou o médico numa publicação nas redes sociais, acrescentando que é preciso agir “imediatamente”.

Navalny, de 44 anos, deixou de comer em protesto contra o facto de os seus médicos pessoais não estarem autorizados a vê-lo na prisão. Os serviços prisionais estatais russos dizem que ele está a receber toda a ajuda médica de que necessita.

Aquele que é um dos grandes opositores do Presidente russo, Vladimir Putin, foi detido a 17 de Janeiro, quando regressava da Alemanha, onde passou cinco meses a recuperar de um envenenamento por agentes neurotóxicos que, testes feitos por vários laboratórios europeus, acreditam serem originários da Rússia. O Kremlin nega as acusações.

“As pessoas, normalmente, evitam a palavra ‘morrer’. Mas agora Alexei está a morrer. No seu estado, é uma questão de dias”, sustenta o clínico.

Navalny foi condenado a dois anos e meio de prisão, por violação de uma condenação, com a pena suspensa, que o impedia de deixar a Rússia.

PUB

PUB

PUB

To Top