PUB

Política

Presidente da CNE da Guiné Bissau avalia positivamente o processo eleitoral deste domingo

Presidente da Comissão Nacional das Eleições de Guiné Bissau, que se encontra de visita a Cabo Verde na comitiva da Rede das Comissões Eleitorais da CPLP, fez um balanço positivo do processo eleitoral cabo-verdiano, com base nas rondas que fez a algumas Assembleias de Voto na cidade da Praia.

O Presidente da Comissão Nacional das Eleições de Guiné Bissau, José Pedro Sambu, que esteve a acompanhar “in loco” o processo eleitoral deste domingo,18, em algumas localidades da Praia, avaliou positivamente o processo eleitoral cabo-verdiano com base no que constatou no terreno.

José Pedro Sambu, que se encontra em Cabo Verde no âmbito da visita da Rede das Comissões Eleitorais da CPLP, terminou a sua visita na Escola Secundária Regina Silva onde pode assistir ao encerramento de uma das mesas desta Assembleia de Voto.

 “Estamos satisfeitos com o que vimos e constatamos que efetivamente o processo decorreu com toda a normalidade e observamos também muita afluência às urnas por onde passamos”, avaliou, avançando que “estas observações estão dentro dos padrões internacionalmente aceites no processo eleitoral”.

Apesar de realidades diferentes, José Pedro Sambu avançou que pôde constatar ainda que os processos eleitorais de Guiné e Cabo Verde são parecidos.

“Somos dois países diferentes e naturalmente que a nossa realidade é também diferente. Mas, somos parecidos em termos de legislação”, explicou.

O mesmo enalteceu Cabo Verde pela sua inovação no processo eleitoral, inclusão dos deficientes visuais nas eleições, considerando um aspecto importante que ainda não está previsto nas legislações eleitorais de Guiné Bissau.

Questionado sobre em que aspecto Cabo Verde poderia melhorar, com base no que pode constatar no terreno, o presidente da CNE da Guiné Bissau disse que por agora não tem nada a dizer tendo em conta que esta visita é mais para acompanhar “in loco”.

No entanto, rematou que no momento oportuno poderá ter algumas contribuições para dar, após o encontro com toda a equipa da Rede das Comissões Eleitorais da CPLP que se encontra em Cabo Verde a convite da Presidência da Comissão Nacional das Eleições do país.

PUB

PUB

PUB

To Top