PUB

Círculo São Vicente

Legislativas/São Vicente: Fraca afluência marca primeiras horas de votação nas escolas de Ribeirinha, Espia e Fonte Inês

A fraca afluência de pessoas às urnas foi a nota dominante nas duas primeiras horas da votação para as eleições legislativas, na escolas de Ribeirinha, Espia e Fonte Inês, em São Vicente.

Conforme constatado pela nossa reportagem, as assembleias de voto abriram à hora indicada, em pelo menos duas das quatro escolas na área de Ribeirinha, Espia e Fonte Inês.

Na Escola João José dos Santos, localizada ao lado da Cadeia de Ribeirinha, as mesas de voto abriram atempadamente. Até por volta das 8h30, o processo decorria dentro da normalidade, sendo o único, porém, a fraca afluência de pessoas às urnas.

À entrada  desta assembleia de voto, os eleitores têm à sua  disposição álcool-gel para higienizar as mãos.

Nas escolas de Espia e Fonte Inês, volvidos 30 minutos após a abertura das mesas de voto, o cenário de fraca afluência repetia-se, mas com um peso ainda maior. 

Destaque para a presença de uma rampa de acesso ao interior da Escola de Espia, para facilitar o voto aos cadeirantes. De resto, de entre as quatro escolas onde esta reportagem esteve, a Escola de Espia foi a única que dispunha de uma rampa de acesso.

Na Escola Jovino Santos, que também fica localizada em Ribeirinha, apesar das mesas de voto terem aberto à hora indicada, pouca gente tinha votado por volta das 9h30. Do lado exterior da escola havia muitas pessoas violando as normas sanitárias de prevenção da covid-19.

Às legislativas do dia 18 de Abril para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

PUB

PUB

PUB

To Top