PUB

Círculo Santiago Sul

Legislativas/Praia: Eleitores do Paiol reclamam atraso na abertura das mesas

Os eleitores do Paiol ficaram descontentes com o atraso registado na abertura de algumas mesas das assembleias de voto, na Escola Grande daquela zona da cidade da Praia.

As mesas das assembleias de voto, na Escola Grande, abriram uma hora depois do horário estabelecido pela Comissão Nacional de Eleições. Ou seja, às 8h e não às 7h como previsto.

O atraso prende-se com a limpeza e arrumação das respectivas salas, mas, principalmente, devido ao facto de várias mesas não estarem completas.

Ao contrário das Autárquicas, de 25 de Outubro passado, altura em que havia duas assembleias de voto e pouca adesão da população do bairro, nestas Legislativas só há uma assembleia de voto, em cada sala, estando inscritos perto de 300 eleitores.

Apesar das reclamações e descontentamentos que o A NAÇÃO online pôde testemunhar no local, a população foi votar logo ao amanhecer, não sendo precisa a intervenção da Polícia Nacional, que já se encontrava a postos para alguma eventualidade.

Numa ronda pelas salas da Escola Grande, nota-se que os integrantes das mesas estão a cumprir as normas sanitárias.

Porém, vários eleitores, apesar de usarem máscaras, desrespeitavam, na altura da nossa reportagem, o distanciamento físico-social recomendado.

Relativamente às acessibilidades, a Escola dispõe de rampas para cadeirantes.

Nas legislativas deste domingo, 18, serão eleitos 72 deputados para a Casa Parlamentar, em 13 círculos eleitorais, sendo dez no país e três na diáspora.

Santiago Sul, com 19 mandatos, Santiago Norte, com 14, e São Vicente, com 10 deputados, são os maiores círculos eleitorais do país. Santo Antão elege seis deputados, Fogo cinco e Sal elege quatro deputados.

Já Brava, Maio, Boa Vista, São Nicolau e os três círculos eleitorais da diáspora elegem dois deputados, cada.  

O MpD, PAICV e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três da diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África). 

PUB

PUB

PUB

To Top