PUB

Círculo Santiago Sul

Legislativas/Praia: Atraso e confusão nas primeiras horas de votação na Escola Cesaltina Ramos

As primeiras duas horas de votação na Escola Cesaltina Ramos, em Achada de Santo António, Praia, ficaram marcadas por alguma confusão e atraso na abertura de duas mesas devido à falta de materiais.

Na Escola Cesaltina Ramos, constituída por cinco mesas de voto, houve um atraso de quase duas horas na abertura das mesas PR-AA-01 e PR-AA-02. 

Mais de 20 pessoas estavam no local à espera para votar, num ambiente de indignação por parte dos eleitores, onde alguns chegaram a abandonar o local, devido ao tempo de espera. Pese embora a afluência ainda fosse fraca nas primeiras horas da manhã naquela escola. 
De acordo com Marísia Estrela, uma das delegadas do círculo, presente no local, o atraso deu-se devido à falta de organização da Comissão Nacional de Eleições.

“As pessoas da CNE atrasaram-se com a entrega dos materiais e quando chegaram trouxeram somente a urna e as roupas de proteção das pessoas que estão nas mesas. Não tinha álcool gel nem os boletins de voto”, avançou.

Além disso, o presidente da mesa PR-AA-02 faltou à abertura da mesa, sendo substituído pelo secretário que não dispunha de documentos. Depois de resolvidos os constrangimentos, a mesa PR-AA-02 abriu depois às 8h45.

Nas legislativas de hoje serão eleitos 72 deputados para a Casa Parlamentar, em 13 círculos eleitorais, sendo 10 no país e três na diáspora.

Santiago Sul, com 19 mandatos, Santiago Norte, com 14, e São Vicente, com 10 deputados, são os maiores círculos eleitorais do país. Santo Antão elege seis deputados, Fogo cinco e Sal elege quatro deputados.

Já Brava, Maio, Boa Vista, São Nicolau e os três círculos eleitorais da diáspora elegem dois deputados, cada.  

O MpD, PAICV e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três da diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

PUB

PUB

PUB

To Top