PUB

Santiago

Faleceu o médico José Manuel Fragoso

Faleceu, neste domingo (11), na cidade da Praia, o médico cirurgião, José Manuel Fragoso, aos 68 anos. Até então, são desconhecidas as causas da morte de “Zefra”, como era também conhecido.

Através de uma nota, a Ordem dos Médicos Cabo-verdianos (OMC) lamentou que a partida prematura de José Fragoso, “deixa um grande vazio no seio da classe e um sentimento de admiração sobretudo nos colegas de trabalho e associados da OMC, pelo seu compromisso, seriedade e profissionalismo”.

José Manuel Fragoso tinha 68 anos e, desde 2003, vinha trabalhando no Ministério da Saúde, em Cabo Verde, onde se destacou pela sua capacidade e competência como médico e Cirurgião Sénior.

“Foi uma referência na evolução da qualidade dos cuidados secundários e terciários de saúde no HAN-Hospital Agostinho Neto, focado sobretudo na área cirúrgica geral”, recordou a OMC.

A Ordem destaca ainda que José Fragoso esteve “altamente envolvido” nas políticas públicas do país, nos actos cívicos e associativos, bem como deu o seu contributo no desenvolvimento da Ordem dos Médicos Cabo Verdianos, com particular realce para o seu espírito de cooperação que assumiu desde a primeira hora, e pela luta evidenciada por uma Ordem mais autónoma e por uma classe cada vez mais interveniente, promotora do mérito e da competência do médico e da qualidade da medicina, assentes no ensino de Medicina em Cabo Verde e o espírito de investigação no sector da saúde.

Zefra, como era também conhecido, destacou-se, no auge da sua juventude nas áreas do desporto e da música tanto em Cabo Verde, como durante a sua vida estudantil na Bélgica e França.

A OMC expressou aos familiares, comunidade de profissionais de saúde, amigos e conhecidos a sua solidariedade e conforto “nesta hora de profundo pesar e consternação”.

Foi-se o homem. Fica a obra e seu legado.

PUB

PUB

PUB

To Top