PUB

Covid-19

Laboratórios públicos preparam-se para detetar mutações da covid-19 em Cabo Verde

Os Laboratórios de análises clínicas públicas estão a se preparar para detetar eventuais mutações da covid-19 em Cabo Verde. A presidente do Instituto de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, espera que a capacidade de resposta também aumente.

Segundo avança Maria da Luz Lima, citada pela RCV, estão a ser adquiridos para os laboratórios de análises clínicas públicos dois equipamentos, sendo um extrator automático que permite fazer a extração de 92 amostras em 25 minutos e um sequenciador que vai permitir conhecer o tipo de vírus que está a circular no país.

“O sequenciador é muito importante porque vai permitir também detectar se há importação de vírus mutantes que podem vir a circular no país”, destacou a presidente do INSP.

O equipamento vai ainda permitir identificar e controlar outras doenças virais, outros tipos de vírus que causam a gripe, hepatite B e C ou HPV.

No futuro, avança a responsável, poderá apoiar a implementação de outros exames para detectar doenças novas e doenças crónicas ou mesmo outras doenças infecciosas que podem causar cancro.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top