PUB

Covid-19

Aulas começam hoje: alunos regressam à escola no país, excepto na Praia

132 mil alunos no arranque das aulas no país, quase todos em regime presencial menos na capital.

  

O ano lectivo 2020/20201 arranca hoje em todo o país, num contexto condicionado pela pandemia da covid-19, marcada por medidas restritivas de prevenção.

Na generalidade, alunos e professores voltam hoje às salas de aula, com excepção da Cidade da Praia, onde o foco de transmissão retardou o início das aulas presenciais para 1 de Novembro.

Na sua página do Facebook, o secretário de Estado adjunto para Educação, Amadeu Cruz, sublinhou que a prioridade é estabelecer um quadro “sereno e propício” às aprendizagens e ao recomeço da vida coletiva, preservando a saúde e o bem-estar dos alunos e do pessoal docente e não docente.

“Assim sendo, o Ministério da Educação tem vindo a preparar, em articulação com o Ministério da Saúde, as condições para o regresso dos alunos do ensino básico e secundário (e também do ensino superior, nos moldes aplicáveis) ao ambiente de aprendizagem em regime presencial, complementado pelo ensino à distância, sempre que as condições de funcionamento das escolas assim exigem e/ou em função da evolução da propagação da covid-19 no país”, assegurou.

Amadeu Cruz sublinhou que as escolas foram preparadas e os professores capacitados para garantir o cumprimento das regras de segurança definidas, em sintonia com as autoridades sanitárias e em observância das recomendações dos organismos internacionais.

“Por conseguinte, em todos os concelhos do país os alunos e os professores regressam às salas de aula a partir do dia 01 de outubro, exceto no município da Praia, onde a situação epidemiológica ainda regista progressão que desaconselha aglomerações de pessoas em ambiente de ensino presencial”, precisou.

O secretário de Estado chama os pais e encarregados de educação a colaborar e ajudar os filhos e educandos a observar cumprir todas as orientações emanadas das autoridades sanitárias, que irão também supervisionar o funcionamento das escolas e dos transportes públicos.

 

São, no total, 132 mil alunos a iniciar o ano lectivo 2020/2021.

PUB

PUB

PUB

To Top