PUB

Cultura

Jovem cria concurso “Talento em Casa” para incentivar a quarentena e desenvolver criatividade nas famílias

O concurso de música e dança via Facebook para crianças e jovens a nível nacional caminha para a terceira edição, com inscrições abertas a partir desta quarta-feira,15.

Nos primeiros dias de confinamento, mais precisamente, a 4 de Abril, nasceu o programa “Talento em casa”, uma iniciativa do jovem ativista e professor Isaías Tavares, de Achada Eugénio Lima, na Cidade da Praia.

Como o próprio nome já diz, “Talento em Casa” se refere a um concurso de música e dança no ambiente familiar e foi criado com o objetivo de combater a Covid-19 incentivando as pessoas a permanecerem em casa e evitar problemas psicológicos durante o confinamento.

“Inicialmente, tendo em vista a situação da pandemia e os dias de confinamento obrigatório e a mudança repentina de rotina foi necessário alguma ocupação para evitar certos problemas psicológicos. Assim, nasceu o Talento em Casa que além de ocupar, incentivar e animar os dias dentro de casa, visa também desenvolver a habilidade artística nas famílias e incentivar a criatividade das mesmas”, explica Isaías Tavares que apesar de ser dono da iniciativa, conta com o apoio de outros jovens e associações na realização do evento.

Em conversa com o A NAÇÃO, Isaías Tavares explicou que para participar do concurso, que é a nível nacional, os concorrentes devem gravar um vídeo de no máximo três minutos a dançar ou a cantar e enviar através de mensagem para a página do Facebook “Talento em Casa”. Estes devem ter idades compreendidas 5 a 13 ou 14 a 26 anos.

“O vídeo deve ser feito de forma clara e transparente, de preferência, em casa ou em outro lugar, desde que não haja aglomeração e respeitando as medidas de prevenção da Covid-19, tendo em conta o seu propósito inicial”, diz.

E porque as duas primeiras edições caíram no agrado do público e contaram com a participação de crianças e jovens de vários municípios do país, os responsáveis resolveram avançar com a terceira edição, com arranque previsto para esta quarta-feira, 15. Desta vez, com algumas particularidades.

“Devido à forte adesão e vários comentário positivos, demos continuidade ao programa mesmo depois da quarentena. Nas edições anteriores os prémios foram ativações de pacotes da internet e chamadas da Unitel T+ para os três primeiros vencedores. Desta vez, porque ganhamos mais parcerias além da Unitel, vamos atribuir prémios como violão, telemóveis e colunas de som, de acordo com as categorias”, explica o jovem.

As inscrições para esta temporada de “Talento em Casa” decorrem até o dia 28 de Julho com previsões para as eliminatórias entre 1 a 27 de Agosto e resultado final a 6 de Setembro. Segundo o regulamento apresentado, a avaliação será 70% júri e 30% público este último, através de “likes” conseguidos por cada vídeo.

RM

PUB

PUB

PUB

To Top