Por: Alex Semedo
1.”Desobedientes”.
O Presidente da República (PR), Jorge Carlos Fonseca, cognomina de “heröis do equīvoco” as pessoas “desobedientes” e desrespeitadoras das instruçőes do Estado de Emergência, em vigor nas ilhas de Santiago e da Boa Vista – desde 3 de Maio -, por mor da Pandemia de COVID-19.
“No meio desta crise, aparecem, amiúde, alguns desobedientes ăs ordens e instruções fundamentais para o combate, com sucesso, ă epidemia “, arvorando-se em corajosos, em gente destemida e ‘livre’, quase heröis”, denuncia o PR, nedta terça-feira, 5, na suaPågina no “Facebook”, baptizando-os de “heröis completamente equivocados”, que ameaçam “uma comunidade inteira”.
A crītica, em jeito de desabafo, ė pertinente, oportuna, curial e bem justificada.
Tomara que nāo caia em saco roto e seja ouvida e encaixada pelos desafinados “heröis do equīvoco”.
De contrário, como diz o outro, sö resta um modo de sair do beco: “quem de direito, que entre em campo”.
2. Nada de “relaxamento”!
Segunda-feira, 4, o director Nacional da Saūde, Artur Correia, manifestou-se apreensivo com o “relaxamento” de algumas pessoas, face ao novo Coronavīrus.
Correia apontou mesmo os casos das ilhas de Santiago (em pleno Estado de Emergência) e de Sāo Vicente (“desconfiada” desde ăs zerl horas de domingo, 3).
Se se continuar com este “relaxamento” – alerta Artur Correia -, pode-se descambar para “um aumento considerável de novos casos” de COVID-19, nos próximos tempos.
Nös que nāo somos entendidos na matėria, mas cultivamos a Saúde Comunitária e Nacional, conclamamos os patrīcios a nāo “baixarmos a guarda”.
Atė pirque, hå tempo para tudo…incuindo para irmos ă “caraca”.
3. Preocupante.
Nas ūltimas 24 horas (terça-feira, 5), o Concelho da Praia registou mais 11 novos casos de COVID-19, subindo para 186 o total de infectados em Cabo Verde.
Uma situaçāo preocupante, mas nāo alarmante (ainda)…estå dentro do controlo.
A Ilha de Santiago passa, assim, a ter, 127 infectados, sendo 124 na Praia; dois no Tarrafal; e um em Sāo Domingos.
Boa vista conta 56 (os mesmos dos ūltimos dias), enquanto Sāo Vicente regista trės.
Registam-se um total de 37 recuperados e duas mortes (um turista inglês, de 62 anos; e uma nonagenåria lraiense).
Do rol dos 186 contaminados, figuram 13 operacionais da Polīcia Nacional e quatro agentes da Saūde, sendo dois deles mėdicos.
4. Måscaras ou viseiras?
A utilizaçāo de måscaras e/ou de viseiras entrou e estå na Agenda Global, com argumentos e teses nem sempre coincidentes.
Certo mesmo ė que, em Cabo Verde, pelo Decreto-Lei nūmero 47/2020, de 25 de Abril, ė obrigatório a utilizaçāo de måscaras facias em espaços interiores e fechados com mūltiplas pessoas.
Avisa, tambėm, em tempo, que ė uma medida de protecção adicional ao distanciamento social – que teimo em catalogar de “distanciamento fīsico! -, que dev8ser aliada e conjugada com a higienizaçāo das māos (lavagem frequente e correcta), a etiqueta respiratória, entre våriaa outras boas-pråticas e posturas correctas.
Ensinam os entendidos que a escolha deve recair na måscara – que segundo argumentam -, ė a mais segura, constituindo, por isso, melhor protecçāo.
Ainda eles, as viseiras podem ser, quanto muito, um equipamento adicional e complementar, jå que protege, especialmente, os olhos.
Resumindo: nāo justifica usar (sö!) a viseira sem a måscara.
5. Desespero.
No Quėnia, uma māe de oito crianças, viūva, desempregada e sem dinheiro, devido ă COVID-19, recorreu a um caso insölito para “enganar” a fome dos filhos.
Sem nada para colocar na panela, e desesperada com os imparåveis gritos de: “Mamå! Dan ka ten si mė”, a mulher que vive numa casa sem ågua nem electricidade, resplve “cozinhar” pedra para os rebentos.
Sö que, o que ela queria mesmo, era ninar a prole, fazendo-os adormecer antes de que a “refeiçāo” estivesse pronta.
Sö que a “artimanha” – digamos, por uma boa razāo, falhou! Foi “descoberta” pelos herdeiros, que desataram a chorar, desalmadamente…
A estöria da queniana, da sua graça Peninah Bahati Kitsao, foi contada por uma TV, e, por mor disso, ganhou uma Rede de almas bondosas, que se
prontificaram a ajudå-la.
Um belo exemplo de solidariedade…
6. Radiografia Global.
A Pandemia de COVID-19 causou – atė esta terça-feira -, a morte de 251 mil 512 pessoas e infectou mais de 3, 5 milhőes, espalhadas por 195 paīses e territórios.
As agências internacionais avançam que os EUA (Estados Unidos da América) continuam o Paīs mais flagelado. Registam perto de de 69 mil öbitos e quase um milhão e 200 mil infectados.
Na Åfrica – nos 53 paīses -, hå o registo – terça-feira – de mil 843 mortes, com mais de 47 mil diagnosticados. Os paīses mais afectados sāo a Åfrica do Sul, Argėlia, Egipto, Marrocos e Nigéria.
Porėm, OMS (Organização Mundial da Saūde) jå alertou que estes dados nāo sāo reais, devido ă baixa taxa de testes feitos no seio da populaçāo.
Tomara que nāo haja descambamento da situação!
