PUB

Covid-19

Covid-19 : Uma pandemia que assola o mundo e que une os povos numa luta comum (I)

Por: Nataniel Vicente  Barbosa e Silva 

A cada dia que desponta uma nova esperança se renova e uma nova luz brilha no espírito dos grandes guerrilheiros dessa batalha que são essencialmente a classe médica e todo o seu  “staff” e é, pois, para eles que nos dirigimos neste momento, desejando-lhes muita força e muita coragem.

Se o mundo hoje estremece perante este inimigo, as forças do Alto ainda permanecem atentas ouvindo a voz de todos. “Nu ivita sta na lugar undi sta alguen txeu. Nu djunta mo na prevenson”.

Tudo começou, pois, nos finais de Dezembro de 2019, na província chinesa de Hubei, Whan, e cedo se propagou pelo mundo, tornando o Continente Europeu, até à data, a parte mais flagelada do Planeta.

Há quem considere esta pandemia uma 3ª Guerra Mundial, outros, um “tsunami”, outros tantos, um castigo divino, ou, o começo de um apocalipse, presságio do fim dos tempos. 

Enfim, não faltam os profetas da desgraça. Cada um a tentar tirar partido da situação espalhando a dor e frustração que invade o coração de todos. Nesta hora de angústia e de mágoa em que o mundo se inclina perante uma tragédia sem precedente da nossa era, a prevenção é sem dúvida a palavra de ordem. Mas, para os mais fervorosos a oração é a única solução.  

 Os “entendidos” antevêem que a pandemia vai prolongar-se por muito mais tempo, o que demonstra que a situação é deveras preocupante. O cenário é de facto desolador assistindo o que transmite os canais televisivos, com incidência particularmente na Itália, Espanha, França e Estados Unidos da América, a 1ª potência mundial, que, hoje, à semelhança dos restantes países do mundo se curvam perante este inimigo invisível. Que Deus nos valha!

    Creio que não há coração por mais duro que seja que não se incline perante a magnitude dessa tragédia. Na verdade, directa ou indirectamente, todos nós estamos atingidos por essa calamidade.  

Organização Mundial de Saúde (OMS)  declarou no dia 11 de Março de 2020 pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Segunda essa entidade, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos, deve aumentar nos próximos dias e semanas.  Apesar disso, os diretores ressaltaram que a declaração não muda as orientações,  e que os governos devem manter o foco na contenção da circulação do vírus.

Na prática, o termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.  

Até hoje, 31 de Março de 2020, regista-se no mundo mais de 36 mil vidas ceifadas por essa pandemia.               

Cabo Verde com 6 casos negativos  

Cabo Verde com 6 casos negativos, ocupando o 3º lugar no mundo dos países com menos casos, não deixa de ser mesmo assim motivo de preocupação. Animados, porém, pelo velho adágio popular “não há mal que não acabe e nem bem que sempre dure”, vamos em frente, porque juntos venceremos com a união de todos. 

Repetimos, para lembrar: “Nu ivita sta na lugar undi sta alguen txeu. Nu djunta mo na prevenson”.

Tarrafal, 31 de Março de 2020

Publicado no A NAÇÃO, nº657, de 02 de Abril de 2020

PUB

PUB

PUB

To Top