PUB

Mundo

Venezuela: PR diz ter provas de nova tentativa de golpe coordenado pelos EUA

O Presidente da Venezuela (PR) denunciou, esta segunda-feira, 10, que está em curso uma nova tentativa de golpe de Estado contra o Governo e disse ter provas de que é coordenada desde Washington, chamando o povo a defender a Constituição.

“Hoje está em marcha, coordenada directamente desde a Casa Branca, uma tentativa de perturbar a vida democrática da Venezuela e uma tentativa de golpe de Estado, contra o regime constitucional, democrático e livre que há no nosso país”, denuncia Nicolás Maduro.

O Presidente da Venezuela falava aos jornalistas em Cátia, Oeste de Caracas, local onde, horas mais tarde, participou nas eleições para vereadores.

“Dentro da Constituição tudo, fora da Constituição nada. Oiçam-me na Casa Branca, vamos defender esta Constituição de vocês e faremos com que triunfe. Eu digo-o, porque sei o que estou a dizer. E [porque] sei que o nosso povo e as nossas Forças Armadas Bolivarianas darão a vida por manter viva a Constituição bolivariana”, disse.

Nicolás Maduro referiu que há 19 anos, em 15 de Dezembro de 1999, os venezuelanos votaram e validaram uma nova e “perfeita” Constituição, “a lei de todos, a lei das leis”.

O Presidente venezuelano adiantou ainda que, nos próximos dias, dará uma conferência de imprensa, para fornecer detalhes e dados sobre esta nova tentativa de golpe de Estado desde a Casa Branca.

Nicolás Maduro pediu, também, aos jornais norte-americanos “New York Times” e “Washington Post” que divulguem os dados que têm sobre esta nova conspiração.

“O ‘New York Times’ e o ‘Washington Post’ também têm dados bem precisos”, frisou.

Segundo Nicolás Maduro, entre Março e Abril de 2018, quando Caracas “derrotou e anulou” uma conspiração norte-americana que pretendia criar violência na Venezuela, aqueles jornais “divulgaram as provas de como, desde a Casa Branca, através do Governo colombiano, trataram de dividir as Forças Armadas (venezuelanas) e criaram distúrbios, divisão, violência e uma intentona de golpe de Estado” no país.

PUB

PUB

PUB

To Top