PUB

Mundo

São Tomé e Príncipe: Governo de Jesus repõe  hora legal

O Governo de São Tomé e Príncipe anunciou a reposição da hora legal do arquipélago, já a partir de 1 de Janeiro de 2019, em cumprimento de uma das promessas eleitorais do novo Primeiro-Ministro, Jorge Bom Jesus, líder do MLSTP-PSD (Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social Democrático).

De acordo com o porta-voz do Executivo, Adelino Lucas, que exerce as funções de secretário de Estado para a Comunicação Social – citado pela Agência STP-Press -, a decisão da reposição da hora foi tomada, terça-feira, 4, em Reunião do Conselho de Ministros, durante a qual foi, também, analisada  a situação social, económica e financeira do País, logo após a entrada em funções, segunda-feira, 3, do Executivo chefiado por Jorge Bom Jesus.

“O Conselho de Ministros, relativamente à hora legal de São Tomé e Príncipe, decidiu que, a partir de 1 de Janeiro de 2019, será reposta a nossa hora secular”, relatou o porta-voz do Governo – citado pela STP-Press.

A mudança da hora são-tomense, por aumento de mais 60 minutos, foi tomada em Janeiro de 2018, pelo antigo governo do ADI (Acção Democrática Independente), liderado por Patrice Trovoada, tendo alegado, na altura, o enquadramento a um novo Plano Estratégico e de Desenvolvimento do País.

Bastante crítico sobre a decisão do anterior Governo, o actual Primeiro-Ministro, Jorge Bom Jesus, havia prometido, em campanha eleitoral, que a reposição da hora legal seria a primeira decisão a tomar na qualidade de Chefe do Executivo são-tomense.

Além da hora, o Conselho de Ministros, dentre outras decisões, orientou o titular da Pasta do Comércio para se diligenciar no sentido de garantir abastecimento do mercado com os “bens alimentares de primeira necessidades”, tendo em conta a quadra festiva do Natal e do Ano Novo.

PUB

PUB

PUB

To Top