PUB

Mundo

Angola vai introduzir pagamentos por telemóvel em 2019

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai introduzir, em 2019, o sistema de pagamentos através do telemóvel, a exemplo do que já se faz em Moçambique e no Quénia, para promover a inclusão financeira dos angolanos.

O anúncio foi feito aos jornalistas por Pedro Castro e Silva, administrador do BNA, no final da sessão de abertura do VIII Encontro sobre Sistemas de Pagamento dos Bancos Comerciais dos Países de Língua Portuguesa (BCPLP), que termina nesta quinta-feira, 29, em Luanda, frisando que os clientes não terão necessidade de abrir uma conta bancária.

“Estamos a trabalhar com o Banco Mundial (BM) nesse processo, que começou em março (deste ano) e contamos que, ao longo de 2019, possamos fazer sair nova legislação e regulamentação relacionada com o sistema de pagamentos, particularmente com os pagamentos móveis”, referiu Castro e Silva – citado pela Lusa.

O administrador do Banco Central indicou, ainda, que o novo sistema ainda não foi introduzido em Angola, uma vez que o BNA esteve, sobretudo, focado na implantação dos outros sistemas de pagamento electrónicos (ATM) e dos terminais de pagamento automático (TPA).

“Nesse aspecto, somos um dos países mais bem posicionados na SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral). Esse foi o nosso foco”, sublinhou.

Segundo Castro e Silva, o principal objectivo do BNA foi e é promover, “cada vez mais”, a inclusão financeira, pelo que o caminho percorrido até hoje permitirá avançar para o próximo passo.

PUB

PUB

PUB

To Top