PUB

Mundo

“Brexit”: Parlamento britânico notificado do Acordo deve votar nas próximas semanas

A primeira-ministra britânica, Theresa May, notificou, por escrito, o Parlamento britânico de que o governo alcançou um Acordo para a saída da União Europeia (UE), onde o documento deverá ser votado nas próximas semanas.

A notificação, que precedeu uma intervenção pessoal, na tarde de segunda-feira, 26, na Câmara dos Comuns, é um requisito legal e faz referência ao Acordo de Saída e à Declaração Política sobre as futuras relações com a UE.

Regressada de Bruxelas, onde no domingo, 25, o Conselho Europeu reuniu, extraordinariamente, para aprovar o Acordo, May reuniu especialmente com o governo, que normalmente se encontra às terças-feiras.

O próximo passo será a calendarização do voto ao Acordo, o qual a Imprensa britânica sugere que poderá acontecer na segunda semana de Dezembro, no máximo até à véspera do Conselho Europeu de 13 e 14 de Dezembro, em Bruxelas (na Bélgica).

Os partidos da Oposição, nomeadamente, o Partido Trabalhista, os Liberais Democratas e o Partido Nacionalista Escocês, manifestaram a intenção de chumbar o Acordo quando for submetido na Câmara dos Comuns, juntamente com dezenas de deputados do Partido Conservador e do Partido Democrata Unionista, aliado do governo.

Nos próximos dias, segunda a Imprensa britânica, a primeira-ministra vai intensificar os esforços para tentar convencer os eleitores do mérito do Acordo que negociou, com viagens ao País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

Numa “Carta à Nação”, publicada no domingo, a primeira-ministra garantiu: “Eu vou fazer campanha com o meu coração e alma para ganhar esse voto e para concretizar este Acordo do ‘Brexit’, para o bem do nosso Reino Unido e de todo o nosso povo.”

PUB

PUB

PUB

To Top