PUB

Mundo

Itália: Morreu o cineasta  Bernardo Bertolucci

O cinema mundial ficou mais pobre. Bernardo Bertolucci, um dos mestres da realização, morreu esta segunda-feira, 26, aos 77 anos, vítima de doença prolongada. Bertolucci assinou algumas das grandes obras-primas da Sétima Arte e tornou-se uma referência para os que escolhem a realização.

Bertolucci ganhou dois Óscares da Academia, ambos pelo filme de 1987 “The Last Emperor”. Venceu o Óscar de Melhor Realizador e de Melhor Argumento Adaptado, Prémio que partilhou com Mark Peploe.

Recebeu, ainda, outras duas nomeações para os Óscares. A primeira, em 1970, por “Il Conformista”, a segunda por “Last Tango in Paris”, de 1972, um dos filmes pelo qual será mais recordado.

A longa-metragem, que contou com interpretações de Marlon Brando e Maria Schneider, debruça-se sobre o relacionamento sexual entre uma jovem parisiense e um norte-americano de meia idade. O filme gerou muita controvérsia. A intensidade das cenas levou a que sua exibição fosse proibida em alguns países.

“Stolen Beauty”, de 1996, e de “The Dreamers”, de 2003, são outros dos filmes que se destacam no percurso de Bertolucci e que se centram na jovial beleza feminina.

O última filme que realizou foi lançado em 2012. ‘”Io e Te” segue a história de um adolescente de 14 anos, que passa uma semana isolado numa cave, para escapar às pressões da sociedade.

PUB

PUB

PUB

To Top