PUB

Destaques

Destaques da edição 586 do Jornal A NAÇÃO

PASSIVOS DAS EMPRESAS DO ESTADO RONDAM 50% DO PIB

Buraco na Electra e IFH ultrapassa TACV

O passivo das empresas do Estado, que se aproxima dos 50 por cento (%) do PIB (Produto Interno Bruto) de Cabo Verde, ascendeu aos 83 milhões de contos em 2017. Electra (Electricidade), IFH (Imobiliária, Fundiária e Habitat), TACV (Transportes Aéreos), SDTIBM (Sociedade do Desenvolvimento Turístico Integrado das Ilhas da Boa Vista e Maio), ASA (Segurança Aérea), Enapor (Portos) e Fast-Ferry (Transportes Marítimos), juntas, ultrapassam os 90% desse valor. O Estado concedeu avales na ordem dos 11,5 milhões de contos para esse grupo de unidades do Sector Empresarial do Estado (SEE).

 

NOVOS OBSTÁCULOS NOS PROJECTOS DE DAVID CHOW

Investimentos em risco de serem desviados para Moçambique

Um eventual chumbo à criação do Banco Sino-Atlântico pode levar o empresário chinês David Chow a repensar os seus investimentos em Cabo Verde. Nota-se, para já, alguma quebra de ritmo na execução das obras do complexo de ilhéu de Santa Maria, na cidade da Praia, o que pode indiciar alguma pressão direcionada ao Governo.

REGIONALIZAÇÃO

PAICV instaura processos aos deputados que viabilizaram Diploma

A crise no PAICV está em vias de conhecer um novo capítulo. Em curso estão processos disciplinares aos deputados que não respeitaram a disciplina de voto na aprovação da Lei da Regionalização, na generalidade. Filomena Martins, Odailson Bandeira, José Gomes da Veiga, Júlio Correia, José Sanches e José Maria Veiga são os visados.

JOSÉ MARIA NEVES  RADIOGRAFA

“Em Cabo Verde vive-se uma luta política de vida ou morte”  

“Um futuro a construir” é o nome do novo livro de José Maria Neves, ex-primeiro ministro de Cabo Verde, desta feita em co-autoria com Francisco Pinto Balsemão, também ex-primeiro ministro, no seu caso, de Portugal. O lançamento acontece esta sexta-feira, 23, em Lisboa. Ao A NAÇÃO, JMN fala da amizade, “à primeira vista”, com Pinto Balsemão e de fenómenos como Trump ou Bolsonaro. Cabo Verde não escapa ao crivo crítico e alerta para os perigos da “luta política de vida ou morte”.

SANTO  ANTÃO  

Alcoolismo continua a preocupar autoridades sanitárias

Os dados sobre o consumo abusivo do álcool de 2017 e do primeiro semestre de 2018 continuam a preocupar as autoridades sanitárias na ilha de Santo Antão, apesar de haver uma ligeira melhoria de um ano para o outro. A constatação veio à tona durante a “Mesa-Redonda Sobre Saúde Mental”, realizada, recentemente, na Cidade de Ponta do Sol.

-Encontra, também, nesta Edição nº 586 – que já está bancas -, as  Opiniões de Arsénio Fermino de Pina e de Carlos Carvalho; a par  da Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top